Notas olfativas

A ESTRUTURA DE UM PERFUME

Uma fragrância tem diferentes nuances olfativas à medida que as fases de evaporação passam. Sua estrutura se dá em forma piramidal e se divide em três partes: notas de saída, notas de corpo e notas de fundo.

 

NOTAS DE SAÍDA

São aquelas que são apreciados no primeiro momento, sendo a primeira impressão da fragrância. Elas aparecem quando se pulveriza a fragrância na pele ou um papel absorvente. Você nunca deve cheirar a fragrância diretamente da garrafa, pois isso pode causar uma impressão enganosa.

 

NOTAS DE CORPO

As notas de corpo contêm os principais ingredientes da fragrância e constituem seu espírito, criando o tema dominante da composição da fragrância. Essas notas são as que dão corpo e determinam sua família olfativa. Elas começam a ser percebidas quando as notas iniciais perdem força.

 

NOTAS DE FUNDO

São aquelas que consertam a fragrância, deixando um rastro que pode durar muitas horas dependendo da concentração do perfume. Eles são geralmente os mais quentes e sensuais da composição.

 

GRUPOS OLFATIVOS

Dentro da infinidade de fragrâncias que podem ser encontradas, todas elas estão incluídas em apenas seis famílias ou grupos olfativos, cada um com seus aromas característicos.

 

O perfumista, como um músico, elabora uma história em torno de um tema, que será a principal família do perfume. Em torno deste tema aparecem outras notas que constituem as subfamílias.

 


Deseja receber nossas novidades por e-mail? Insira seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro das novidades.